Pular para o conteúdo principal

“...Pois tu é a minha esperança, SENHOR Deus.” Salmos 71.5a



“...Pois tu é a minha esperança, SENHOR Deus.” Salmo 71.5a

O Todo-Poderoso, Deus, na pessoa de Jesus Cristo é a única fonte e também o único alvo da esperança de todo cristão para absolutamente todos os assuntos e áreas da vida. Essa pode parecer uma afirmação óbvia de ser feita, mas em um rápido, porém diligente, exame ao redor, é fácil notar que tal afirmação aparentemente não é tão óbvia de ser praticada quanto deveria.

E o que eu quero dizer com isso?

É notório que entre os mundanos há dois tipos de comportamentos no que diz respeito à esperança; existe aqueles que têm esperança em tudo, chamados de esperançosos, e há os que não possuem esperança em mais nada, também conhecidos como desesperados. É bem verdade que o primeiro grupo é muito maior que o segundo pelo simples motivo de que a desesperança tende, literalmente, a consumir a vida das pessoas levando-as à morte. Não ter esperança em nada é suicídio, mas ter esperança em tudo que há no mundo também é, com a diferença de que quem tem esperança nas coisas do mundo acaba com sua vida drenada e consumida aos poucos, de frustração em frustração, de desilusão em desilusão e de tristeza em tristeza.

E por que estou tratando desse tema?

Porque nos dias atuais, tanto mundanos quanto pessoas que estão dentro das mais diversas congregações estão demonstrando exatamente esse mesmo comportamento como se ele fosse normal; ou seja, eles têm depositado sua esperança em pessoas, coisas e até mesmo no vazio; eles têm posto a esperança em candidatos e políticos, em empregos e empresas, em amigos e conhecidos, na sociedade e nas instituições, na religião, nas congregações, nos governos, na justiça dos homens, nas leis, em gurus, na sorte, no azar, no acaso e até mesmo no universo.

Alguma vez você já ouviu a seguinte frase: “A esperança é a última que morre!”. Pois essa é a frase preferida e a que caracteriza as pessoas que lançam a sua "esperança" por toda parte, sem perceber que o que estão fazendo não tem nada a ver com esperança real. Tais pessoas vivem constantemente esperando que o político cumpra o que prometeu; que determinada empresa, emprego ou cargo lhe traga mais dinheiro e realização; que suas posses e bens materiais lhe concedam status e plenitude; que seus amigos e conhecidos façam algo para lhe ajudar; que a igreja realize suas vaidades; que a sorte lhe sorria; que o azar se afaste; que o acaso os favoreça, que o governo os proteja; que a justiça os sirva, que as leis alcancem seus desafetos, adversários e inimigos, que o mundo se torne perfeito para eles, que o universo conspire por eles. Entretanto, essa nunca foi e jamais será a visão cristã de como usar a verdadeira esperança, de fato, cristãos genuínos de todas as épocas sempre mantiveram sua esperança única e exclusivamente em Deus, até porque, a esperança, assim como a confiança, não pode ser dividida; ou seja, não se pode esperar em Deus ao mesmo tempo em que se espera nos homens, ou nas coisas, ou no mundo, ou no universo. A esperança verdadeira é um dom de Deus para os homens assim como a fé e o amor, como está escrito: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor...” 1 Coríntios 13.13 E.R.A. Esperança, assim como a fé e o amor, são unos, ou seja, são indivisíveis e não podem ser colocados em dois lugares ao mesmo tempo; ninguém pode ter fé em Deus ao mesmo tempo que tem fé nos homens, nas coisas ou no mundo, primeiro porque a fé, assim como a esperança, é algo divino e portanto só é verdadeira se nascer a partir de Deus em Cristo (A Palavra) e for direcionada unicamente a Ele; como foi escrito: “...Tende fé em Deus.” Marcos 11.22, porque Ele na pessoa de Jesus é "...O autor e consumador da fé" Hebreus 12.2. O mesmo acontece com o amor, pois não se pode amar dois senhores ao mesmo tempo, como está dito em Mateus 6.24. Fiz essas comparações para que você entenda a natureza divina da esperança e que nesse sentido ela é semelhante à e ao amor, por este motivo os cristãos mantém 100% de sua esperança apenas em Deus pela pessoa de Cristo; como já foi declarado no Salmo 71.5a: “Pois tu é a minha esperança, SENHOR Deus.”

Cristãos sabem que todas as coisas têm seu lugar, tempo e propósito na terra, na sociedade e na vida, mas também sabem que Cristo está acima de todas as coisas tanto nos céus quanto na terra, como foi escrito: “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome...” Filipenses 2.9, Jesus está governando todas as coisas oniscientemente de modo a fazê-las cooperar para o bem daqueles que O amam, como está escrito: “E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus...” Romanos 8.28. E é justamente esse o motivo pelo qual toda esperança cristã está no SENHOR, pois é ele quem controla absolutamente tudo segundo a sua vontade. Além disso, Jesus presenteou todo cristão com o dom da liberdade para que eles sejam protagonistas nessa terra, em meio a um mundo corrompido e obscuro, como está escrito: “Vós sois a luz do mundo...” Mateus 5.14 De modo que por exercer tal protagonismo, não com vaidades e ostentações, mas sim como os apóstolos demonstraram após Cristo, com simplicidade, humildade e modéstia em abundância de boas obras; nós, cristãos podemos ter a firme e verdadeira esperança Nele pois é Ele quem opera tudo em nós, por nós e para nós, segundo a sua imutável, boa, perfeita e agradável vontade. Por outro lado, com relação a todos aqueles que depositam aquilo que julgam ser esperança em toda parte, estes nunca conseguem exercer o protagonismo da própria vida, pois os protagonistas são sempre aquilo pelo que eles esperam.

Para terminar esse texto, cito que os cristãos mantém toda a sua esperança unicamente em Deus porque sabem que a esperança dos mundanos posta e dividida em diversas coisas e pessoas, não é esperança, mas sim, e apenas, expectativas, muitas vezes, sem fundamento algum; e sendo assim, podem ser feridas, inclusive, intencionalmente; isso faz com que os mundanos entrem em um estado de frustrações que levam à tristezas, que levam à desilusões, que por fim levam à desesperança, e a única função da desesperança no mundo é tragar vidas levando-as, literalmente, à morte. "...A tristeza do mundo opera a morte." 2 Coríntios 7.10b.

Creio que você já tenha percebido em todo esse processo uma mecânica cuidadosamente desenhada pelo espírito do mundo, que visa, no fim das contas, apenas matar pessoas, roubando-lhes gradativamente todas as expectativas de vida, fazendo com que passem por sua existência esperando que o universo, os homens, as instituições e as coisas mudem sua realidade, e, dessa forma o espírito que há no mundo acaba destruindo o verdadeiro conceito de esperança; ao menos para os mundanos. Eis aqui a importância de, como cristãos, conhecermos e aplicarmos esse conhecimento em nossa vida, pois dessa forma poderemos, inclusive, ser usados por Deus para fazer com que alguns mundanos acordem, aprendam sobre a verdadeira esperança e como direcioná-la exclusivamente para Cristo, para que, aí sim, tenham suas vidas transformadas.

Lembre-se que o desejo do espírito do mundo, nesse tema, é que toda a humanidade mergulhe profundamente em desespero, pois este leva ao caos que por sua vez leva à morte, assim como “Um abismo chama outro abismo...” Salmo 42.7a, assim sendo, o mundo sussurrará nos ouvidos de todas as pessoas coisas tais como:

* Coloque sua esperança no candidato ou no político A, B ou C;
* Coloque sua esperança na justiça dos homens;
* Coloque sua esperança na sua religião ou na igreja que você frequenta;
* Coloque sua esperança no “Fulano”, no “Ciclano” ou no “Beltrano”;
* Coloque sua esperança no governo ou na economia;
* Coloque sua esperança no dinheiro e nas riquezas.
* Coloque sua esperança no universo...
...E assim por diante.

Ao ouvir os sussurros e fazer tais coisas a armadilha do espírito do mundo se instala e toda aquela mecânica que vimos passa a funcionar de forma automática. Fazendo com que cada ser humano mundano passe a viver em um estado de “silencioso desespero”, como inclusive já foi observado em certa ocasião pelo poeta Henry David Thoreau. Portanto, é para nos manter livres e protegidos da armadilha mundana da desesperança que o Espírito de Deus nos ensina pelas Sagradas Escrituras a colocarmos toda a nossa esperança Nele, como está escrito: "Porque nós, pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça." Gálatas 5.5; de modo a fazer com que O Todo-Poderoso, "...Justiça Nossa." Jeremias 23.6, seja o ÚNICO em quem esperamos no que diz respeito a absolutamente tudo de nossa vida, porque se for preciso, Deus moverá políticos, a justiça humana, as leis, as pessoas, a economia, as instituições e o que quer que seja para nos favorecer, pois assim diz o SENHOR “...Operando eu, quem impedirá?” Isaías 43.13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista