Pular para o conteúdo principal

“Os pensamentos do diligente tendem à abundância...” Provérbios 21.5



“Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão somente à pobreza.” Provérbios 21.5

Você sabia que o motivo que vai determinar se uma pessoa conseguirá manifestar a abundância divina em sua vida é a forma como ela pensa?

Muitos indivíduo não conseguem experimentar e viver uma vida de verdadeira abundância porque, de certo modo, têm sido instruídos de maneira ligeiramente equivocada. As pessoas geralmente estão sendo ensinadas pelo mundo e pelas religiões a desejar a abundância sem compreender o que ela é e como funciona, fazer sacrifícios, participar de campanhas voltadas a isso e esperar que ela se manifeste por si mesma através de alguma ação cósmica; mas embora muitas destas pessoas possuam testemunhos legítimos para contar quando praticam tais coisas, a verdade é que este entendimento gera uma colheita muito menor do que aquela que Deus tem e deseja para suas vidas.

O fato é que cristãos abundante pensam de maneira bem diferente dos religiosos e principalmente dos mundanos, porque enquanto os mundanos e religiosos têm seu entendimento de abundância construído sobre um único pilar que é o dinheiro; cristãos edificam seu conceito, entendimento e práticas de abundância em algo muito mais sólido e excelente que é a sabedoria, porque está escrito: “Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor". Eclesiastes 7.12. Como você bem deve saber, existe apenas dois tipos de vida, são elas: Vida com abundância ou vida sem abundância, e, Jesus deseja que todos tenham vida abundante, como está escrito: "Eu vim para que tenham vida e vida com abundância." João 10.10

Mas como passamos a vivenciar esta abundância de Cristo?

Quando nos aproximamos Dele e permitimos que o SENHOR transmita para nosso coração os pensamentos de sabedoria que, quando compreendidos e praticados geram o resultado que tanto esperamos, ou seja, a própria abundância. Quando alguém passa a beber desta maravilhosa fonte que é Cristo, ou seja, a Escritura Sagrada, praticando conscientemente e consistentemente a sabedoria relacionada a abundância contida na Palavra Divina; esta pessoa se torna o que a bíblia chama de diligente.

E o que é uma pessoa diligente?

Em vias gerais, uma pessoa diligente é aquela que tem seu coração, ou seja, seus pensamentos, sentimentos e emoções alinhados com o que é revelado na Bíblia de um modo tal que desenvolve em seu interior o zelo, a paciência e a prudência que o ajudam a lapidar sua vida de forma piedosa segundo a vontade de Deus; logo, com relação a abundância verdadeira, o entendimento de todo diligente é edificado e sustentado pela sabedoria que vale mais do que as jóias, como está escrito: "Melhor é a sabedoria do que os rubis..." Provérbios 8.11. Assim sendo, todos os pensamentos do diligente são inspirados pela sabedoria divina revelada através da Palavra de Deus que os transformas e faz com que tendam, ou melhor dizendo, caminhem na direção da verdadeira abundância, como é claramente descrito em Provérbios 21.5, que diz: "Os pensamentos do diligente tendem à abundância..."

O que estou tentando compartilhar é que aqueles que são diligentes, aplicam zelo, paciência e prudência em todos os seus pensamentos para nortear suas ações e palavras, estes alcançarão abundância verdadeira sem ter de se sacrificar para isso, sem ter de apelar para os diversos atalhos que o mundo oferece e sem ter de se tornarem escravos mentais de rituais religiosos que estão se multiplicando a cada dia para tirar o foco da verdadeira fé sem amarras. Pessoas diligentes usam apenas a fé pura, unida à inteligência que Deus lhes deu, para criar pensamentos de simplicidade, praticidade, liberdade, sustentabilidade, prosperidade, mobilidade e abastança. Note que abundância não é o mesmo que abastança, na verdade, a abastança é um fruto da abundância e está ligada diretamente a quantidade de bens materiais e recursos que uma pessoa possui na vida; enquanto que a abundância diz respeito a aspectos mais interiores das pessoas, pensamentos, mentalidade, visão, fé e crenças, como a forma da pessoa acreditar na provisão divina, por exemplo. Basicamente, abundância gera abastança, ou seja, é a abundância no coração de uma pessoa que faz, por exemplo, com que ela se desprenda voluntariamente e conscientemente de parte de tudo o que vem às suas mãos, separando tal parte como dízimo, cada qual segundo sua capacidade individual, para dar ao Senhor; de modo que esse ato faz com que tal pessoa seja abençoada por Deus e torne-se abastada; como está escrito: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança." Malaquias 3.10. Mas nunca confunda abastança com opulência, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra.


Pensamentos são como caminhos, e pensamentos gerados pela palavra de Deus, pensamentos diligentes, são caminhos que certamente levarão você para uma vida repleta de verdadeira abundância. Em contrapartida, o pensamento mundano de abundância difere completamente do cristão porque gera impaciência, negligência e imprudência. Pessoas ensinadas pelo mundo, mesmo as religiosas, passam a acreditar que a abundância não é para todos, mas sim para alguns privilegiados, além disso, eles acreditam que no mundo não há recursos suficientes para sustentar todas as pessoas, logo, entendem que precisam fazer praticamente de tudo para garantir os seus recursos atuais e futuros. Outra forma de reconhecer o pensamento mundano sobre este tema é que mundanos acreditam que para alguém ganhar outro alguém precisa perder, logo, se especializam em tentar ganhar a todo custo, mesmo passando por cima de seus semelhantes e por causa disso começam a viver em uma guerra sem fim tanto com eles mesmos, quanto com as pessoas e o ambiente que os cerca, permitindo-se até desenvolver a cobiça, de modo que atraem para suas vidas diversas dores, e o pior é que algumas destas pessoas estão dentro das congregações; como está escrito: "...E nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6.10b. 

Como se não bastasse tudo que foi dito até aqui, o pensamento mundano diz que a abundância se manifesta instantaneamente (algo que não é verdade, porque como tudo na vida, a abundância precisa ser semeada e tem seu tempo determinado para florescer; isso acontece por um motivo muito simples, cada vida é infinitamente singular e completamente diferente de todas as outras que existem na terra, ainda que pareçam iguais em certos aspectos, portanto, a abundância se manifesta de maneira absolutamente específica para cada um de nós; além do que, nada acontece de uma hora para outra). Mundanos e religiosos desejam abundância expressa, "para ontem", e como não se aplicam em compreender o funcionamento espiritual que ela possui, acabam sendo consumidos por uma impaciência que os leva a pensamentos de imprudência e negligência que em princípio podem até gerar algum resultado forçado, mas que no longo prazo os encaminhará somente à pobreza; como está escrito:“Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão somente à pobreza.” Provérbios 21.5 Veja o exemplo das pessoas que por terem pressa e não compreenderem o que é a verdadeira abundância, não desenvolvem a sábia diligência e acabam se envolvendo em todo tipo de esquemas, "facilidades", negócios tortuosos e todo tipo de desvios de conduta e atalhos afim de alcançar enriquecimento o mais rápido possível; estas pessoas, que estão em todas as classes sociais, entram em uma grande confusão porque não entendem que abundância não é o mesmo que riqueza, mas como não sabem disso fazem de tudo para enriquecer ou demonstrar uma falsa aparência insustentável de riqueza sem enxergar que essa riqueza os destruirá; como está escrito: "Mas os que querem ser ricos caem em tentações, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína". 2 Timóteo 6.9. Basta ligar a televisão e você verá isso acontecendo todos os dias.

Se você quer que sua vida naturalmente se encaminhe para a verdadeira abundância chegou a hora de focar parte do seu aprendizado em adquirir e multiplicar sabedoria, começando com o zelo, a prudência e a paciência, usando-as em todas as áreas da sua vida, aplicando esta sabedoria em cada pensamento que você tiver e construindo mentalidades e hábitos cotidianos sustentados por estas virtudes; deste modo, sua abundância será apenas uma questão de tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista