Pular para o conteúdo principal

Não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus. 1 João 4.1

O profeta, a profecia e a falsa profecia




“Amados, não creiais em todo espírito, mais provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”1João 4.1

Quando alguém faz uma profecia para você ou a seu respeito, você sabe identificar se de fato foi Deus quem falou?

Se você quer aprender como ter certeza de que uma profecia é, ou não, da parte de Deus creio que esta postagem vai ser bastante útil. Como este é um tema um tanto quanto extenso, vou procurar ser o mais objetivo possível. Mas o meu intuito é passar o mínimo de conhecimento para que você aprenda a julgar toda profecia que for direcionada a você e possa ouvir a voz do Senhor e deixar de ser uma presa fácil às vozes dos espíritos enganadores.

Então vamos ao eu interessa.

Atualmente há muitas vozes, na multidão, que se dizem proféticas, porém, como saber se elas são de fato?


Está escrito:

“...provai se os espíritos são de Deus...”. Eis aqui o primeiro segredo.

É sabido e notório que espíritos de falsa profecia existem por toda parte do mundo; mas o que é um espírito de falsa profecia?

Um espírito de falsa profecia é a motivação com a qual as pessoas profetizam, ou seja, algumas pessoas profetizam porque querem fama, outros por status, alguns porque sentem inveja, outros por egoísmo ou vaidades; as motivações escusas são as mais diversas, mas é certo dizer que todas elas são maldosas e enganadoras. Qualquer motivação que não seja a palavra de Deus gera falsa profecia e engano.

É preciso deixar duas coisas bem claras:

Primeira: Profecia NÃO é vidência e profeta NÃO é vivente;

Segunda: Profecia NÃO é adivinhação e profeta NÃO é adivinho.

Um profeta é um servo de Deus que proferi a Palavra inspirada de forma a edificar, exortar, e consolar quem o ouve. Como está escrito:

"Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação..." 1 Coríntios 14.3

Infelizmente, algumas pessoas acham que um profeta é uma pessoa que tem o poder de enxergar o futuro. Este é um conceito que os protestantes deixaram entrar vindo de outras religiões e cultos antigos, mas tal conceito não podia estar mais distante da verdade. Eventualmente Deus pode revelar fatos vindouros, mas não é isso que caracteriza um profeta; então, se você acha que pelo fato de uma pessoa “ter o dom” de ver coisas específicas do seu futuro ou do futuro da humanidade ela pode ser considerada profeta você está enganado.

Então você pergunta. Por quê?

A resposta é simples: Absolutamente toda profecia precisa testificar no seu espírito. (mais à frente vou falar sobre isso).

Da mesma forma alguns acreditam que um profeta é aquele que adivinha coisas que estão ocultas a respeito dos outros. É a clássica história do sujeito que não te conhece e nunca viu você, mas aparece falando coisas da sua vida que só você sabe. Isso se chama adivinhação e não tem nada a ver com profecia, lembre-se do episódio com a jovem de quem Paulo expulsou um espírito de adivinhação relatado no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 16; no versículo 16 diz o seguinte: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha um espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores" ;  ela nunca tinha visto o apóstolo Paulo antes e mesmo assim disse que ele era servo do Deus altíssimo. Note que a passagem fala claramente sobre espírito de adivinhação e na sequência da mesma passagem diz que Paulo incomodado com aquilo expulsou tal espírito da jovem (Atos 16.18).
   
Adivinhação não tem nada a ver com profecia e como mostrado nesta passagem bíblica, a adivinhação pode ser facilmente criada por espíritos enganadores ou mesmo por pessoas mal intencionadas.

É nesse ponto que surge a seguinte pergunta:

Então o que é profecia?

A profecia legítima e pura é aquela em que Deus fala, pela Palavra, algo a você e em seguida envia alguém que também lhe traz uma Palavra que testifica e confirma aquilo que o Senhor já havia dito anteriormente a você, ou seja, aquilo que você já sabia que era a vontade de Deus para a sua vida.

Vou citar um exemplo extremo apenas para ilustrar o que estou tentando dizer:

Imagine que Deus tenha lhe falado pala Palavra que Ele fará de você o presidente desta nação. Você guarda em seu coração essa palavra que o Senhor falou intimamente a você, e tem certeza disso, mas por uma série de motivos começa a achar que tal coisa é muito para a sua vida, e, ou, começa a tentar se convencer de que entendeu errado o recado divino. É nesse momento que o Senhor envia um servo, profeta, que repetirá a mesma mensagem, talvez não com as mesmas palavras, ou seja, que o Senhor lhe escolheu para liderar a nação.

A profecia verdadeira é algo que desce do céu unicamente através da Palavra de Deus, e não pode ser gerado por homens, os profetas são os guardiões da mensagem e não seus donos. Ela é como um raio de sol que nos aquece, ilumina e fortalece.


Esteja sempre atento para o seguinte fato: A mensagem que Deus fala através do profeta tem sempre que ser a mesma mensagem que Ele falou antecipadamente em seu coração. Isso é profecia; e dessa forma a profecia gera fé, confiança, coragem e motivação (Bom ânimo). Se, porém, for de outra forma gerará unicamente confusão, e nos sabemos que o Senhor não é Deus de confusão. Como está escrito: "Porque Deus não é Deus de Confusão" 1 Coríntios 14.33a

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista