Pular para o conteúdo principal

E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. João 8.32



"E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará." (João 8.32)

Estive pensando; em como somos prisioneiros; prisioneiros das circunstâncias, de nós mesmos, do mundo à nossa volta que teima em ditar posturas distorcidas e de tantas outras coisas. Não estou falando de uma prisão física, para nosso corpo, e sim de uma para nossa mente e para o nosso coração; as rotinas, os vícios, as paixões, os sonhos, os costumes e até mesmo as ideias (se não forem trabalhadas, lapidadas e filtradas da forma correta) funcionam como grilhões que nos acorrentam sem que tenhamos conhecimento disso ou como redomas translúcidas que nos aprisionam sem que percebamos.

Essas corrente, tais como tantas outras que existem em nosso dia-a-dia, nos impedem de “voar mais alto”, como a águia, acima das nuvens, diminuem nossa compreensão da realidade e nos deixam com uma falsa sensação de mundo e de liberdade.

Imagine uma pessoa dentro de uma grande redoma; inegavelmente haverá espaço para que ela se locomova, mas esse espaço, por maior que seja, ainda é uma prisão.
Passando esse raciocínio para a “esfera mental”, podemos vê-lo aplicado de forma mais didática num exemplo com animais: Os elefantes quando pequenos, são presos a fortes grilhões e postes pesados fixados no solo, eles tentam fugir, sem sucesso; durante anos tentam em vão. Quando tornam-se adultos, portanto, com força suficiente para destruir as correntes e postes, mesmo que sejam presos a frágeis galhos de árvore, eles NÃO TENTARÃO FUGIR, pois se lembrarão do vão esforço que fizeram durante toda sua vida, sem sucesso. Estão dentro de uma “redoma mental”, uma espécie de prisão sem muros.

Conosco é semelhante; eu experimentei tal fato na minha vida, até ter meus olhos abertos para isso pela passagem que destaquei no início deste texto; relutei muito antes de reconhecer algumas destas redomas em minha vida; mas hoje posso afirmar que deixei no passado muitas destas redomas da minha mente, porém, há outras que ainda devo deixar. Convido você a fazer uma reflexão para descobrir quais são as suas.
Está escrito:

"...não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 10.2

Uma das formas de renovar seu entendimento é identificar quais dos seus modelos e, ou, padrões mentais, sociais e mesmo espirituais estão lhe aprisionando e em seguida substituí-los por novos padrões baseados na Palavra. Apenas esta modificação proverá uma mudança enorme na sua forma de compreender e interagir com tudo a seu redor, gerando assim liberdade verdadeira. Boa, agradável e perfeita.

Quem não conhece a seguinte citação de Jesus?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

A Verdade, ou seja, o próprio Jesus, A palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada, é o ÚNICO modo de alcançar liberdade verdadeira. Não há outro. Todas as outras formas que o mundo apresenta para lhe "dar liberdade" apenas trocam sua redoma por outra diferente; maior ou mais nova, gerando assim uma falsa sensação de liberdade. Um poeta e escritor alemão chamado Johann Goethe disse uma frase que se aplica aqui: "Ninguém é mais escravo do que aquele que se julga livre sem o ser", e eu completo dizendo que o pior tipo de escravidão é aquela que não parece escravidão.



É exatamente isso que o mundo faz com as pessoas; ele as aprisiona, mas não deixa que percebam isso. Por este motivo é que a bíblia tem uma declaração que ficou registrada no evangelho de João capítulo 8, versículo 36 relata o seguinte:


Incrível não é? A Palavra diz que "Se" o Filho vos libertar; e por que ela diz "Se"?

Porque muitas pessoas não atentam para o fato de que são escravas de modelos e padrões mundanos, e, portanto, não serão livres; afinal, o primeiro passo para sair de uma prisão é enxergar qual é a real extensão desta prisão.

Conhecer a Verdade e ser libertado por Ela é algo que pode e deve ser aplicado especificamente em cada área de nossas vidas quase que de maneira cirúrgica, e somos nós mesmos que devemos fazê-lo, identificando e separando cada mentalidade ou crença equivocada que nos aprisiona e cirurgicamente trocando por mentalidades e crenças realmente libertadoras baseadas na fé que vem pela Palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista