Pular para o conteúdo principal

Traçando metas para atingir um alvo.





“...Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo...” Filipenses 3:13 

Muitas pessoas escrevem seus desejos em uma lista e meses depois quando se perguntam se já os conseguiram realizar, chegam à conclusão de que tudo está exatamente do jeito que estavam no princípio.
Esta é a forma errada de se fazer uma lista de desejos, pois na verdade trata-se de uma lista de metas, e metas são o resultado de um processo. Não estamos falando de uma lista que fazemos ou enviamos como que aos deuses do olimpo. É necessário que nós façamos com que aquelas metas ali descritas se realizem, através de ações práticas todos os dias.
As pessoas anotam suas listas de ano novo como se fossem listas de desejos que serão automaticamente atendidas por algum gênio da lâmpada, mas se esquecem de que o gênio que vai lhes atender é na verdade aquele que elas enxergam toda vez que vão ao espelho, ou seja, elas mesmas.
Isso não significa que colocar as metas no papel seja bobagem, pelo contrário; mas significa também que esta é apenas a primeira etapa. Após definir suas metas, ou seja, o seu alvo, então é hora de definir as prioridades e o caminho para ser trilhado até o alvo.
Nós costumamos ter muitos sonhos na mente, “Vou escrever um livro”, “vou colocar um negócio”, “vou cursar uma faculdade”, “Vou casar” e etc..., mas enquanto eles estiverem em nossas mentes são apenas sonhos e sonhos não são capazes de se materializar por si sós. O ideal para trazê-los a realidade é transformar cada um deles em metas, posto que os sonhos não podem ser mensurados, então você nunca saberá se está no caminho certo para o alcançar; já uma meta, um objetivo, um alvo pode e deve ser mensurado, revisto e melhorado; pelo fato de você ter traçado todo o caminho desde a concepção até o sucesso, então obviamente você tem como acompanhar sua evolução, ver se as fazes que você estabeleceu para alcançar aquele ponto estão de acordo com suas expectativas.
Um sonho é aquilo que está sempre ali na sua mente, mas nunca está realmente em ponto de se realizar, é efêmero e você as vezes não tem idéia de como começar a desenvolvê-lo.
Uma meta é algo que você tinha como sonho anteriormente, mas estipulou e ANOTOU fases para alcançá-lo, isso, é claro, implica em algumas coisas como estas:

Traçar um objetivo claro;
Traçar um tempo determinado;
Traçar o “como” fazer no tempo determinado.
Veja a diferença.
“Desejo escrever um livro” (Isso é um sonho que tenho).

“Desejo escrever um livro em um ano, escrevendo dez páginas por mês” (Isso é uma meta).
Perceba que no primeiro exemplo não há menção alguma de como tornar meu sonho real, já no segundo está claramente estipulado. ( Isso é o sonho transformado em objetivo)

Meta: escrever um livro
Tempo: um ano
Como: escrevendo dez páginas por mês.

Perceba que desta forma eu posso verificar se o meu processo está se dando como eu planejei; (se eu não escrever dez páginas no mês, ao invés disso escrever oito, vou saber que estou aquém daquilo que deveria ser e terei tempo de no mês seguinte corrigir, escrevendo doze páginas e com isso manter o caminho para alcançar o objetivo final).
Por isso É MUITO IMPORTANTE você traçar as etapas, em curto, médio e longo prazo, uma por uma e o tempo para tanto; detalhadamente.

Este é um modelo bem básico, mas muitíssimo eficiente para atingir nossas metas, mas é também de muita importância que tudo o que você determinar esteja constantemente diante dos seus olhos, mantenha em um lugar onde você possa ver, se possível diariamente, pois isso vai servir para manter o foco na sua mente e não perder de vista o seu objetivo.
Comemore cada etapa alcançada dentro do prazo, mas em seguida proceda como se a estivesse esquecido e parta para a próxima com a mesma disciplina, perseverança e fé que o fizeram alcançar a etapa anterior; ou seja, esqueça-se do que já está em seu poder e avance para o alvo sempre de olho no objetivo maior.
Tenha certeza de que é possível e pratique desta forma, assim certamente seus sonhos vão se tornar realidade, não de modo mágico, mas do modo prático.

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente assunto. Posso usá-lo para ensinar meu irmão sem custo para eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado por deixar o seu comentário aqui.
      Fique à vontade para usar qualquer conteúdo do blog.
      Que Deus dê paz, saúde, sabedoria e sucesso.
      Grande abraço.👍️🙂

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista