Pular para o conteúdo principal

“Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará”. Tiago 4.10




“Humilhai-vos perante o SENHOR, e Ele vos exaltará” Tiago 4.10

O que este versículo quer dizer? Como devemos nos humilhar? Isso é fácil de ser feito ou não?
Ora, é simples; acompanhe as próximas linhas e me diga no final se é difícil fazer isso ou não.

Neste versículo, a palavra chave é Humilhar; pois ela não quer dizer que devemos nos colocar como um zero à esquerda diante de Deus, e sim, que devemos nos tornar humildes diante do SENHOR.

No dicionário, humilhar quer dizer basicamente o seguinte:


* Tornar humilde;
* Tratar com desprezo;
* Ter-se em pouca conta;
* Menosprezar-se.

Percebam; Deus é, segundo a sua própria palavra, um Deus de bondade e misericórdia para com todos; logo, Ele não quer que nós tratemos quem quer que seja com desprezo, tampouco quer que tratemos a nós mesmos desta forma.


Ele não quer que as pessoas se menosprezem ou se tenham em pouca conta; pelo contrário, Ele deseja que cada um de nós saiba exatamente qual é a nossa posição em Cristo, uma posição privilegiada de liberdade, de liberalidade, de paz, de autoridade no seu Nome etc...
Portanto a única definição que cabe para o “humilhai-vos” é, tornar-se humilde. Aliás, como o exemplo que o próprio Jesus nos deu, sendo em tudo humilde, sempre ajudando a todos.
Então:


Humilde neste contexto significa: Colocar-se em posição de ajudar as outras pessoas.

Logo: Estendendo e entendimento;

“(coloque-se em posição de ajudar e servir aos outros) perante o SENHOR, e Ele vos exaltará”.

Todos os ensinamentos relatados na Bíblia devem ser traduzidos em ações práticas para nosso dia a dia para que tenham verdadeiro efeito. Portanto, tenhamos um comportamento mais solícito e solidário para com as pessoas, começando pelas mais próximas e gradativamente estendendo o raio de ação para as mais distantes. Tendo todo o cuidado com as pequenas coisas, pois as pequenas coisas fazem TODA a diferença.

Este é apenas um pequeno foco do potencial modificador que há neste versículo, medite nele sempre pensando em como pode colocar isso em prática e veja a grande diferença que isso vai causar na sua vida.

Comentários

  1. A melhor coisa tbm é o nosso silencio pro inimigo! Ele se torce pra ver vc reajir mal a ele, mais Deus é grande e poderoso, a pesar de todas as tentaçoes que estao no mundo eu escolho ele pra me fortalecer!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá.
      Obrigado por comentar.
      Que a paz de Cristo governe e conduza seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e ações.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pelo excelente artigo Luiz. Não são muitos que se interessam por este tema, no entanto ao meu ver foi o principal ensino de Jesus. Aprendi também que um excelente sinônimo de humildade é dependência (depender de Deus e do nosso semelhante, reconhecendo que somos todos parte de um único Corpo no qual as partes dependem do cabeça que é Cristo e também dos demais membros) Abraço forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne!
      Ler seu comentário aqui é gratificante para mim.
      Obrigado por compartilhar um pouco da sua sabedoria acerca da humildade.
      Que a luz de Cristo guie você em todos os seus passos e ilumine as pessoas ao seu redor durante a caminhada.
      Grande abraço.😊✨

      Excluir
  4. Uau, esse era um versículo que eu precisava entender der melhor. Louvado seja Deus pela sua vida. Que ele te conserve firme na fé e que continue crescendo em sabedoria. Logo isso refletirá em luz para aqueles que buscam o Senhor e conhecer os segredos do Seu reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!
      Seja muito bem-vinda aqui no blog.
      Seu comentário alegrou meu coração. Obrigado por sua gentileza.
      Que nosso poderoso Deus fortaleça você com sabedoria e serenidade.
      Grande abraço.😊

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20 Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios que uma congregação saudável produz na vida de todos aqueles que fazem parte dela; e tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que tenho compartilhado aqui, procurei falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, Veio também Satanás entre eles." Jó 1.6 Quais são os benefícios de uma congregação saudável? Na verdade a lista de

A alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8.10

"...Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10 No cristianismo há duas relações diretas que afetam grandemente a nossa vida caso tenhamos o devido conhecimento delas para usarmos da forma correta e a nosso favor. E que relações são estas? Como você já deve imaginar por causa do título deste texto estamos falando de alegria e força , assim como de tristeza e fraqueza, ou seja, alegria é igual a força e tristeza é igual a fraqueza; porém o foco de nossa conversa será completamente sobre as duas primeiras.  Cristãos conhecem profundamente isso e usam este entendimento a seu favor; o meu desejo ao escrever este texto é que você também possa fazer o mesmo de modo a fortalecer sua vida cada vez mais. Algumas pessoas podem ter certa dificuldade em entender a necessidade vital que os cristãos têm de se alegrar, de proteger e multiplicar a alegria; tais pessoas podem perguntar: Por que devo me alegrar se as c

Pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Tiago 4.3 Esta, sem dúvidas, é uma das frases mais conhecidas do livro de Tiago, mas durante algum tempo tive certa dificuldade de me aprofundar na grande lição contida nela. Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora. Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-a..." ; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei..." Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Ele fosse uma espécie de "gênio da bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas, hedonista